Presidente da Federação Mundial de Sociedades de Neurocirurgia, Luis Borba, explica ao Jornal da CBN sobre como funciona procedimento e recuperação.
Presidente Lula — Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo
Em entrevista ao Jornal da CBN, o neurocirurgião especialista em cirurgias na base do crânio e presidente da Federação Mundial de Sociedades de Neurocirurgia, Luis Borba, explica o procedimento feito por Lula para drenagem do hematoma no crânio. De acordo com ele, situações como a do presidente tem se tornado “cada vez mais comuns”, quando traumas domésticos se transformam em hematomas “20, 30 dias depois”.
O médico explica que, com a idade, o espaço entre o crânio e o cérebro aumenta e há perda de uma quantidade de água, o que faz com que pequenas veias fiquem distendidas e acabem tendo vazamentos de sangue, gerando o acúmulo.
Durante a entrevista, o especialista ainda afirma que o procedimento não é de muita complexidade e, na grande maioria dos casos, só ele já soluciona o problema.
Entrevista exclusiva na CBN: Dr. Luis Borba explica sobre hematomas cranianos após traumas domésticos!
Nosso especialista em cirurgias na base do crânio e Presidente da Federação Mundial de Sociedades de Neurocirurgia, Dr. Luis Borba, participou de uma entrevista no Jornal da CBN para abordar um tema importante: hematomas cranianos causados por traumas domésticos.
Dr. Borba destacou que esses casos, como o do Presidente Lula, têm se tornado mais comuns, especialmente em pessoas idosas. Isso ocorre devido à alteração natural no cérebro com a idade, que pode levar ao acúmulo de sangue após pequenos traumas.
📍 Principais pontos da entrevista:
Esses hematomas podem aparecer 20 a 30 dias após o trauma.
O procedimento de drenagem é pouco complexo e, na maioria das vezes, resolve o problema.
A conscientização é essencial para prevenir complicações.
👉 Para conferir a entrevista completa, acesse o Jornal da CBN.
Agendamentos:
☎(41) 33420310
WhatsApp:(41)997226504
💻www.clinicaborba.com.br
📍Av do Batel 1550, sala 814, Curitiba
Prof Dr Luis Borba
Neurocirurgião
CRM 10918 I RQE 8253
#Neurocirurgia #DrLuisBorba #ClínicaBorba #SaúdeCerebral #EntrevistaCBN