55 (41) 3342-0310 | 55 (41) 99722-6504 Av. Batel, 1550 • Sala 814 - Curitiba • PR Rua Maestro Cardim, 592 • Sala 1001 - São Paulo • SP Seg à Sex • das 9h às 18h

O Dr. Luis Borba presidiu o 8º Encontro da Federação Mundial de Sociedades de Base de Crânio

Após ser adiado por 2 anos este importante congresso finalmente ocorre no Brasil

Aconteceu no final de março o 8º Encontro da Federação Mundial de Sociedades de Base de Crânio, evento realizado presencialmente no Sheraton Rio Hotel & Resort, na cidade do Rio de Janeiro.

Para o Dr. Luis Borba, presidente do congresso em 2022, Infelizmente a pandemia da COVID-19 veio e levou toda a programação da edição de 2020 por água abaixo, no entanto, os envolvidos no evento continuaram trabalhando para que este ano fosse realizado um congresso ao nível dos anteriores.

“A pandemia nos fez aprender uma nova metodologia de ensino e de difusão do conhecimento que é online. Isso deu muito avanço, proporcionou que pessoas do mundo todo tivessem acesso a essas informações, no entanto, por melhor que seja a tecnologia online nada supera este evento presencial, visto que, a inter-relação entre as pessoas, a discussão, o aspecto social são Imbatíveis. Acredito que no futuro os eventos terão uma participação online, no entanto o presencial realmente fez a grande diferença”, comenta o Dr. Borba.

Após o evento, o Dr. Luis Borba falou sobre os aspectos positivos e o retorno gradativo dos eventos presenciais. Você pode conferir a entrevista a seguir.

Como foi a organização do 8º World Federation of Skull Base?
Dr. Borba – Em 2016 fomos até o Japão onde estava sendo organizado o 7º Congresso Mundial de Cirurgia da Base do Crânio e esta é uma subespecialidade muito focada em patologias que envolve neurocirurgiões, oftalmologistas, cirurgiões de cabeça e pescoço, otorrino e cirurgiões plásticos. Neste evento fomos agraciados, após uma uma dura competição com a cidade de Roma, com a escolha da cidade do Rio de Janeiro para realizar esse congresso. Junto com o professor Landeiro trabalhamos arduamente neste evento tentando fazer o melhor possível, no qual seria realizado em março de 2020.

Qual é o sentimento que fica agora que os congressos presenciais, como o 8º World Federation of Skull Base, estão voltando?
Dr. Borba – Tivemos algumas defecções, principalmente de cirurgiões acima dos 70 anos, que não estavam disponíveis para viajar, no entanto a presença maciça de neurocirurgiões latino-americanos e dos cinco continentes fez a grandeza deste congresso. Tivemos mais de 70% dos participantes de fora do Brasil mostrando a importância do evento e principalmente a importância da neurocirurgia brasileira no contexto mundial.

O que podemos aprender de mais importante em eventos como esse?
Dr. Borba – Trazer um evento destes para o Brasil nos encheu muito de orgulho e proporcionou a neurocirurgiões jovens de todos os países a oportunidade de mostrar o seu trabalho. Os neurocirurgiões brasileiros tiveram a oportunidade de mostrar para todo mundo o excelente trabalho que fazem nesta área tão complexa da neurocirurgia.

Prof. Dr. Luis Borba

Prof. Dr. Luis Borba

CRM – PR-10918
Neurocirurgião

Artigos Relacionados

Você sabe o que é o Sistema Nervoso Periférico?

Você sabe o que é o Sistema Nervoso Periférico?

Nosso sistema nervoso é essencial para o devido funcionamento do nosso corpo e está relacionado rigorosamente com a nossa sobrevivência O Sistema Nervoso Central (SNC), que corresponde ao encéfalo e a medula espinal, é um complexo sistema que se comunica com as...

O Pré-diabetes sempre vira diabetes?

O Pré-diabetes sempre vira diabetes?

O termo pré-diabates se refere a uma elevada taxa de glicose no sangue, já acima do considerado dentro do normal, mas não ao ponto de ser diagnosticada como a temida diabetes tipo 2. Durante esta fase a pessoa ter uma vida normal, não possuir complicações derivadas da...

Você sabe o que é Malformação Arteriovenosa Cerebral?

Você sabe o que é Malformação Arteriovenosa Cerebral?

A Malformação Arteriovenosa, também conhecida como MAV, é um enovelado de veias, artérias e vasos com lesões vasculares que surgem da malformação cerebral. É considerada uma doença congênita (surge durante a formação do feto), e que costuma afetar principalmente o...

Compartilhar