55 (41) 3342-0310 | 55 (41) 99722-6504 Av. Batel, 1550 • Sala 814 - Curitiba • PR Rua Maestro Cardim, 592 • Sala 1001 - São Paulo • SP Seg à Sex • das 9h às 18h

Você sabe o que é o Sistema Nervoso Periférico?

Nosso sistema nervoso é essencial para o devido funcionamento do nosso corpo e está relacionado rigorosamente com a nossa sobrevivência

O Sistema Nervoso Central (SNC), que corresponde ao encéfalo e a medula espinal, é um complexo sistema que se comunica com as estruturas do corpo através do Sistema Nervoso Periférico (SNP), que é formado pelos plexos, nervos e os gânglios, que se espalham por todas as partes do corpo humano e que formam o SNP.

Como o sistema periférico é formado por nervos que partem do encéfalo ou da medula espinhal, os nervos que saem do encéfalo são os nervos cranianos, já os que surgem da medula espinal são os nervos espinais. Todos esses nervos, juntos com as estruturas que nós chamamos de gânglios nervosos, compõem esse importantíssimo sistema para o devido funcionamento do corpo humano.

A principal função dos nervos periféricos é levar informações dos órgãos para o sistema nervoso central e obter respostas. A grosso modo, a função do sistema nervoso periférico é transmitir informações entre os sistemas e trazer as respostas novamente para os órgãos.

Existem muitas funções atribuídas ao SNP, todas servindo a um propósito geral de transferir informações para processamento pelo corpo, essas informações podem vir de fontes externas ou internas do corpo, dependendo da posição e finalidade de qualquer nervo no sistema.

Você sabia que a velocidade com que as informações são transmitidas de uma célula a outra podem alcançar 100 metros por segundo?

Este fantástico grupo de tecidos neurais faz parte do campo de trabalho de um neurocirurgião. Acompanhe nossas redes sociais pois sempre falaremos sobre as patologias que podem acometer o SNP, fique ligado.

Prof. Dr. Luis Borba

Prof. Dr. Luis Borba

CRM – PR-10918
Neurocirurgião

Artigos Relacionados

O Pré-diabetes sempre vira diabetes?

O Pré-diabetes sempre vira diabetes?

O termo pré-diabates se refere a uma elevada taxa de glicose no sangue, já acima do considerado dentro do normal, mas não ao ponto de ser diagnosticada como a temida diabetes tipo 2. Durante esta fase a pessoa ter uma vida normal, não possuir complicações derivadas da...

Você sabe o que é Malformação Arteriovenosa Cerebral?

Você sabe o que é Malformação Arteriovenosa Cerebral?

A Malformação Arteriovenosa, também conhecida como MAV, é um enovelado de veias, artérias e vasos com lesões vasculares que surgem da malformação cerebral. É considerada uma doença congênita (surge durante a formação do feto), e que costuma afetar principalmente o...

Compartilhar