A Malformação Arteriovenosa, também conhecida como MAV, é um enovelado de veias, artérias e vasos com lesões vasculares que surgem da malformação cerebral. É considerada uma doença congênita (surge durante a formação do feto), e que costuma afetar principalmente o sistema nervoso central.
Os sintomas graves que uma MAV podem apresentar são malformações, convulsões, perda da força em um dos lados do corpo e sangramentos. Caso ocorra sangramento a pessoa pode apresentar problemas neurológicos extremamente graves podendo levar o paciente a óbito.
Diagnóstico
A MAV é uma doença silenciosa e seu diagnóstico pode ser realizado tanto por angioressonância, angiotomografia ou angiografia digital. De forma geral ela é assintomática, mas pode causar sintomas quando tem grande volume, comprimindo alguma parte da estrutura cerebral ou quando causa sangramento.
Em alguns poucos casos podem surgir sintomas como:
Tontura;
Dor de cabeça;
Convulsão;
Déficit neurológico.
Tratamento
O tratamento de Malformação Arteriovenosa Cerebral geralmente é realizado através de uma cirurgia para a devida remoção da MAV, porém, este não é o único procedimento, sendo possível, o uso de radiocirurgia. Em muitas situações é necessário um tratamento multidisciplinar envolvendo diferentes especialidades da medicina.
Este é uma cirurgia extremamente complexa que pode ser realizada por um neurocirurgião. Mediante qualquer anormalidade, procure um médico imediatamente para investigar as causas da dor que você sente.