55 (41) 3342-0310 | 55 (41) 99722-6504 Av. Batel, 1550 • Sala 814 - Curitiba • PR Rua Maestro Cardim, 592 • Sala 1001 - São Paulo • SP Seg à Sex • das 9h às 18h

Neurinoma do Acústico ou Schwannoma Vestibular

O schwannoma vestibular, mais conhecido como Neurinoma do Acústico é um tumor benigno, originárias das células de schwann ( capa dos nervos) secundário a alteração genética. Quando localizado bilateralmente é chamado Neurofibroma e associado a uma enfermidade genética familiar denominada Neurofibromatose tipo 2.

Os sintomas mais comuns são perda progressiva da audição, zumbido e tonturas. Devido a proximidade e íntima relação com o nervo trigêmeo e nervo facial, alguns pacientes podem apresentar formigamento na face ou paralisia facial ( fraqueza motora). Não existe uma relação direta entre a sintomatologia e o tamanho do tumor, isto é podem existir tumores grandes com pouca sintomatologia assim como tumores pequenos com muitos sintomas.
O tratamento do neurinoma do acústico depende do tamanho, da sintomatologia, do estado clínico geral do paciente.

Não infrequente, em exames otológicos de rotina, são encontrados pequenas lesões 2- 3 mm, assintomáticos , nesta situação o tratamento consiste em observar a evolução , visto que muitos deles apresentam um crescimento extremamente lento, não levando nunca a necessidade de tratamento. Em pacientes com idade mais avançada ou doenças associadas, o tratamento conservador pode ser a opção em lesões com pouco sintomas e localizados dentro do canal auditivo.

O tratamento cirúrgico é indicado para pacientes com tumores sintomáticos, independentes do tamanho, em que a preservação da função auditiva é um dos objetivos, mas principalmente a preservação da função dos outros nervos dessa região, como o nervo facial. O resultado cirúrgico está diretamente relacionado ao tamanho do tumor. Quanto menor for a lesão maior a possibilidade da cirurgia ser exitosa com remoção completa da lesão e preservação das funções. O tratamento cirúrgico é a única terapia curativa para o Schwannoma Vestibular.

Tratamento radioterápico / Rádio Cirúrgico tem sido advogado nos últimos anos como opção terapêutica eficaz para os SV. Diferente do que ocorre com os Meningiomas, nos SV a radiocirurgia leva a uma diminuição da lesão, mas não ao seu desaparecimento, portanto, sempre existe um potencial de crescimento e a necessidade de tratamento. Convém salientar que cirurgia após Radiocirurgia é mais arriscada e com menor possibilidade de êxito e com maiores possibilidades de lesão neurológica.

Apesar de ser raro, o aparecimento de tumores malignos após tratamento s tem sido demonstrado na literatura. Portanto, indicamos tratamento neurocirúrgico, somente naqueles casos em que o paciente não apresenta condiçøes clinicas de ser submetido a tratamento curativo que é a remoção cirúrgica do tumor.

Das complicações relacionadas a tratamento dos SV, a mais temida é a paralisia facial, a qual ocorre de forma definitiva em torno de 5%, estando diretamente relacionada com o tamanho da lesão, quanto maior for o tumor maior o risco. Disfunção temporária pode ocorrer, no entanto a grande maioria, cerca de 90%, recuperam totalmente a função com tratamento fisioterápico intensivo pós-operatório. A experiência do Neurocirurgião no tratamento destas lesões é fundamental para o êxito da cirurgia.

Prof. Dr. Luis Borba

Prof. Dr. Luis Borba

CRM – PR-10918
Neurocirurgião

Artigos Relacionados

Osteoporose

Osteoporose

O aumento da sobrevida da população passou de 40 anos em 1940 para 76 anos em 2016, e tem sido acompanhado por um incremento da prevalência de diversas doenças crônicas incluindo a Osteoporose. A osteoporose é caracterizada pelo aumento do risco de fraturas, atinge...

Fatores de Risco para Osteoporose

Fatores de Risco para Osteoporose

Existem alguns fatores que aumentam a possibilidade de um indivíduo ter ostepoporose conhecidos como fatores de risco, estes podem ser modificáveis ou não. Fatores não modificáveis Genética Raça Doenças em tratamento ou não Fatores Modificáveis Nutricionais Ingestão...

Compartilhar
WhatsApp chat